quinta-feira, fevereiro 20, 2003

Faz um tempinho que não abro a goela pra postar alguma porcaria por aqui (abrir a goela na internet???).
Entonces, lá vou eu.
Nesta semana resolvi me aprimorar no SoulSeek e baixei trocentos discos legais. Aqui vão alguns:

- The Beach Boys - 4 discos: Friends, 20/20, Smile e Holland
Friends é o disco que vem depois do Smiley Smile, que por sua vez veio depois do Smile (que nunca foi lançado oficialmente), este último sendo a primeira gravação dos Beach Boys após o Pet Sounds. Entendeu alguma coisa? Azar...
Buenas, o Friends eu já conhecia e é uma belezinha de disco, bem açucarado, popzinho gostoso de ouvir. Não esperem aqui ouvir algo semelhante à maravilha sonora da era Pet Sounds / Smile. Mesmo assim, é um disco dos BB que eu curto bastante. A peteca dos caras não caiu completamente nesse álbum. O pessoal do High Llamas deve se inspirar bastante nessa fase dos BB pra fazer seus discos.
20/20 é bem fraquinho.Nada que mereça muito crédito aqui, fora a segunda faixa "I Can Hear Music", que é belíssima.
Smile, a obra psicopata dos caras que fez o caldo desandar de vez. Era pra ser o disco pós-Pet Sounds, mas Mr. Brian Wilson tava se emboletando de tal forma que acabou gerando um maravilhoso monstro freak. Diz a lenda que todo o disco foi gravado na casa do Brian e que Smile ia sendo gravado todo picotado, como se uma única música fosse esfarelada em vários pedacinhos diferentes pra depois serem reorganizados de novo. Então é mais ou menos assim que o Smile (original) soa, pedaços de músicas espalhados pelo disco inteiro. Mas não vá pensando que o disco se resume a meros recortes desordenados jogados pelas faixas do álbum. Cada música (por mais experimental - pero no mucho - que possa ser) apresenta melodias sensacionais e delícias literárias dos BB.
O disco Smile tem trocentas versões piratas diferentes, graças à enorme quantidade sessões de gravação e à falta de interesse de alguma gravadora em organizar o material completo pra lançar a obra como ela deveria ser. Eu já tenho uns 3 discos com versões diferentes de cada música / fragmento do Smile e esse Smile agora que baixei é uma quarta versão. Foda, não?
Nota: não confundir o Smile com o álbum "Smiley Smile". O S.S. foi a tentativa de fazer o Smile soar mais comercial, um registro que pegou apenas as pérolas mais pop de todo o projeto só pra calar a boca do pessoal da gravadora que se apavorou com a obra original.
Holland. Se não me engano, no final da década de 60, o Carl Wilson se apaixonou por uma banda de soul / funk lá da África do Sul chamada The Flames e chamou alguns dos integrantes dessa banda pra participarem dos BB. Holland foi gravado com esses carinhas do The Flames e dá pra sentir os meninos do BB trilhando caminhos um pouco mais soul na obra. Eu ainda não tinha ouvido Holland, então ele é bem novo pra mim. Não posso dar um parecer preciso sobre o troço, mas algumas faixas já me cativaram na primeira escutada.

Depois sigo o baile falando sobre Kim Fowley, "Four Sail" do Love e West Coast Pop Art Experimental Band.